quarta-feira, 28 de novembro de 2007



Fumar (não) é um direito


A partir de dia 01 de Janeiro entra em vigor a nova lei do tabaco. Boa sorte a todos. Com a habitual acutilancia legislativa fumar é proibido em sítios como bares e discotecas (excepto aquelas que têm uma área igual ou superior a quatro vezes o terreiro do paço onde será permitido fumar num espaço mais pequeno que o espaço de lavabos reservados para snifar coca), ou em locais de trabalho (de onde, certamente, um ministro fumador com gabinete próprio cumprirá a lei à risca).

Isso não é novidade, o que é assombroso é ouvir um secretário de estado qualquer na rádio, cujo nome tive o bom senso de não fixar, declarar alto e a bom som que fumar não é um direito.

Excelente escolha de palavras que me esclareceu o regime do tabaco. Afinal, aquilo que cresci a ver os meus pais fazer, (fumar entenda-se, pois não era uma familia estranha ou napolitana que me obrigasse a ver outras coisas), não era um direito deles, nem sequer um abuso do seu direito de fumadores atendendo à presença de fumadores passivos na casa (pois só abusa de um direito aquele que o tem), não, afinal seria qualquer outra coisa que o jornalista também não se lembrou de perguntar o que era. Pelo que só posso concluir que o Estado Português reserva para o tabaco em Portugal um regime de hipocrisia legal fenomenal, vejamos:


- O tabaco pode comprar-se.

- O tabaco pode vender-se.

- O tabaco pode ter-se.

- O tabaco pode, pasme-se o leitor, exibir-se em público.


- O tabaco contudo, não se pode fumar.


A nossa sorte é que numa sociedade tão devota às aparências como a nossa, certamente encontraremos utilidade para ele.

1 comentário:

T1Kitchnet disse...

Felizmente que o hálito acetónico do álcool não incomoda ninguém, senão até isso nos tiravam. Felizmente que o álcool mata mais em Portugal que o tabaco... mas isso não interessa nada. Resta-nos beber para esquecer... e bater na mulher, morrer de cirrose e massacrar-nos nas estradas... mas de penso nicorette colado na testa, a comprovar a nossa exemplar cidadania.
Um brinde à democracia!

P.S: Acho que enquanto os muçulmanos estiverem proibidos de beber, estamos safos.